titulo

duvidas

DÚVIDAS FREQUENTES

O que é má-oclusão

É a alteração do equilíbrio entre dentes, músculos e ossos da face, percebida pelas pessoas em geral como um problema estético, que afeta principalmente os dentes. Na verdade este problema pode alterar tanto a estética do sorriso e características faciais, como a função do sistema mastigatório (principal), alterações estas que podem trazer desconforto como dores, barulhos e limitação da abertura da boca, provocando piora na qualidade de vida.

Quais são suas causas?

São muitos os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de uma má-oclusão. As características familiares herdadas geneticamente são fatores tão importantes quanto as influências do meio ambiente, como o tipo de respiração, alimentação, traumas, hábitos bucais deletérios e outras alterações dentárias como cárie e doenças gengivais.

Quando se inicia a má-oclusão?

Dependendo de sua causa principal pode surgir em qualquer idade, ou seja, desde a formação do bebê, onde as características herdadas geneticamente já podem ser observadas nos primeiros meses de vida, como hábitos de sucção de chupeta e dedo, respiração bucal, entre outros. Pode ocorrer também na idade adulta com a instalação de hábitos deletérios como apertamento dos dentes e bruxismo, ou mesmo como aparecimento de doenças bucais ou traumas.

Quando deve ser tratada?

A prevenção sempre é o melhor caminho. O diagnóstico deve ser feito a partir dos 4 - 5 anos de idade, pois muitas vezes pequenas orientações ou pequenos procedimentos podem prevenir problemas futuros maiores, melhorando o resultado final.

Como pode ser tratada?

Através da ortodontia e ortopedia facial, corrigindo os desvios do crescimento e desenvolvimento dos maxilares, dentes e músculos, restabelecendo assim a função mastigatória.

O adulto também pode usar aparelho?

Sim, não existe um limite de idade para se realizar o tratamento, ocorre que alguns fatores podem limitar o resultado do trabalho pelo fato de o adulto não apresentar crescimento dos ossos da face, assim como pode ocorrer a falta de alguns dentes e também problemas de sustentação óssea, por exemplo.

rodape

Rua Bernardino de Campos, 560 - centro - Leme /SP