titulo

duvidas

DOR OROFACIAL E DTM

DTM é a abreviação de Disfunção Temporomandibular, nome dado a um conjunto de sinais e sintomas dolorosos na região cabeça, face e pescoço, causados por um desequilíbrio no sistema mastigatório, acometendo os músculos e as articulações (ATMS). Estes sinais podem ter inicio apenas com pequenos barulhos (estalidos) ao abrir e fechar a boca, mas com o tempo estes barulhos podem passar a ser acompanhados de dor, desvios na trajetória da abertura da boca, dificuldade na mastigação, dores de cabeça e zumbidos.

A DTM ocorre tanto em adultos como em crianças, porém os sintomas dolorosos são mais freqüentes em adultos, sendo a maior incidência entre as mulheres.

Fatores como a falta de dentes ou dentes mal posicionados, podem contribuir para esse desequilíbrio. O ato de apertar e ranger os dentes, conhecido como bruxismo, que geralmente provém de fatores emocionais como o stress, pode também contribuir para o aparecimento das dores de cabeça, da face, das ATMS e para o desgaste dos dentes.

Uma avaliação clínica criteriosa feita por profissional capacitado, pode identificar a causa e indicar o melhor tratamento para o problema.

O tratamento para DTM deve ser realizado de acordo com o sintoma apresentado, podendo ser através de placa de acrílico inter-oclusal ou estabilizadora, que visa promover o relaxamento muscular e diminuir a carga nas ATMS. Seus efeitos podem incluir alívio das dores musculares e articulares, diminuindo o hábito de apertar e ranger os dentes, dentre outros.

Podem ser utilizados medicamentos para controle da dor, inflamação e para diminuir a contração muscular excessiva. Também podem ser feitos trabalhos com fisioterapia para ajudar a restabelecer a função muscular.

rodape

Rua Bernardino de Campos, 560 - centro - Leme /SP